top of page
Buscar
  • Sílvio Kniess Mates

Sentimentos Negativos e Hipnose Clínica


Se no dia a dia você costuma sentir-se mais desanimado do que contente e satisfeito, significa que você precisa de ajuda.



Existe uma discussão entre os estudiosos, onde uns afirmam que primeiro sentimos e depois pensamos e outros afirmam que primeiro pensamos e depois sentimentos. Para a hipnose clínica, primeiro vem o sentimento, depois o pensamento, indiscutivelmente. Pois antes de sentirmos ou pensarmos, existe um evento sensibilizador (um acontecimento) que gerou o sentimento e que vem gerando o pensamento.


Exemplo: A pessoa tem acrofobia, medo de altura, que a está aborrecendo, e a pessoa tem a impressão que aquilo surgiu quando tinha 15 anos de idade, durante um assaltado sobre uma ponte. Realizamos uma regressão ao momento do assalto, fazemos a ressignificação e após acompanhamento, descobrimos que o problema não foi resolvido. Isso ocorre porque esse evento ocorrido nesse época não é o evento em que originou o problema. Estes eventos, em hipnose clínica, chamamos de evento ativador, ou gatilho. Na verdade, houve algum evento anterior que sensibilizou o sujeito a essa condição. Eis o evento sensibilizador: ele caiu do berço quando tinha 8 meses de idade. Aí, aos 15 anos, é assaltado em uma ponte e passa a achar que adquiriu medo de altura por causa do assalto sobre a ponte. Então, mesmo que o profissional faça toda a ressignificação no que diz respeito ao evento da ponte, a fobia continua, pois, a fobia, na verdade, não surgiu do evento na ponte, ou seja, o assalto na ponte não foi o evento sensibilizador, mas, ativador. Geralmente terapias que lidam com eventos sensibilizadores e ativadores são terapias de regressão de memória. E uma vez ressignificado o evento sensibilizador, é como se fosse uma fileira de dominó, e os eventos ativadores que surgiriam depois, vão acabar sendo ressignificados também. Por isso a hipnose com regressão é tão eficaz. Ao compreender os prováveis sentimentos gerados por eventos sensibilizadores, é preciso também compreender o que são estes sentimentos, em que este sentimento poderá lhe ajudar, ou poderá lhe atrapalhar no momento atual de sua vida. Geralmente precisamos buscar ajuda quando temos um sentimento negativo tão forte que está nos impedindo de realizar as atividades cotidianas das quais estamos acostumados a realizar. Tornando uma coisa que antes era simples de fazer, em algo completamente difícil. Lembrando que estes sentimentos são consequências de emoções também negativas, que podem não ter uma explicação tão aparente. Desânimo é produto da tristeza que é produto da mágoa ou ódio, que é produto da raiva que é produto do sentimento de injustiça que é produto de um evento sensibilizador.


Se no dia a dia você costuma sentir-se mais desanimado com as tarefas que você precisa realizar, do que contente ou satisfeito, pode significar que você precisa de ajuda.


Sílvio Kniess Mates - Hipnólogo Clínico

CRH: 12/340781

WhatsApp 048.984.094.004 (Faço sessões online. Consulte para mais informações)

76 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page